terça-feira, 19 de outubro de 2010

Configurar webcam no amsn

,
Olá! Bom eu instalei a nova versão do Ubuntu a 10.10 Maverick Meerkat e estava tendo dificuldades pra conseguir colocar a webcam pra funcionar no amsn, eu ia lá configurava, enviava o convite, o amigo aceitava e fica a tela branca ou preta, então comecei a pesquisar soluções, encontrei várias mais nenhuma funcionava, até que eu encontrei uma que deu um pouco mais de trabalho mais deu resultado, finalmente consegui solucionar o problema :) Então resolvi compartilhar com vocês.

Se a Webcam não estiver funcionando no Amsn ( Testado no Big Linux, Kurumin, Satux e Ubuntu ) faça o seguinte:

Acesse o diretório 'capture' da forma descrita abaixo e compile a biblioteca do mesmo:

$ cd ~/msn/utils/linux/capture
$ make

Se ocorreu tudo bem, vamos testar a câmera para ver se o aMSN conseguirá utilizá-la:

$ ./test.tcl

Se o programa abrir corretamente, selecione o Device da webcam clicando no botão "Choose Device". Se não apareceu nenhuma webcam para você selecionar, sua webcam pode não ser suportada ou não estar configurada corretamente. Faça os ajustes (brilho, contraste...) da webcam e feche o programa.

Finalizando, vamos compilar o suporte à webcam no amsn.

$ cd ../../webcamsn/webcamsn (é assim mesmo... 2 vezes)
$ make
$ cd ..
$ make

[COMIGO NÃO FUNCIONOU]

Agora se não der certo tente com a versão 0.98b

Primeiro vamos remover o aMSN 0.97 com esse comando:

# apt-get remove tcltls amsn

Agora vamos instalar alguns pacotes básicos para a compilação:

# apt-get install build-essential libx11-dev libxft-dev libc6-dev imagemagick libjpeg-dev libpng12-dev libpng3-dev automake autoconf

(no meu caso o pacote libjpeg-dev foi substituído por libjpeg62-dev)

Vamos criar um diretório para o amsn em /usr/src:

# cd /usr/src
# mkdir amsn
# cd amsn


Agora vamos fazer o download e compilar os fontes do tcl8.5:

# wget ftp://ftp.tcl.tk/pub/tcl/tcl8_5/tcl8.5.1-src.tar.gz
# tar xzvf tcl8.5.1-src.tar.gz
# cd tcl8.5.1/unix
# ./configure --prefix=/usr
# make
# make install


Em seguida o Tk8.5:

# cd /usr/src/amsn
# wget
ftp://ftp.tcl.tk/pub/tcl/tcl8_5/tcl8.5.1-src.tar.gz
# tar xzvf tcl8.5.1-src.tar.gz
# cd tcl8.5.1/unix
# ./configure --prefix=/usr
# make
# make install


Para não termos problema com wish, façamos assim no terminal:

# cd /usr/bin
# rm wish
# ln -s wish8.5 wish


Finalmente, obter e compilar o aMSN 0.98b (versão atualizada constantemente).

# cd /usr/src/amsn
# wget
http://amsn.sourceforge.net/amsn_dev.tar.gz
# tar xzvf amsn_dev.tar.gz
# cd msn
# ./configure --with-tcl=/usr/lib/ --with-tk=/usr/lib/
# make
# make install


Pronto. É só ir em "Aplicações -> Internet" e abrir seu amsn_0.98b.

Obs.: Pra mim deu problema no final na parte de instalação do AMSN, então eu fui em Aplicativos>Central de Programas do Ubuntu, busquei amsn e mandei instalar a última versão 0.98, ele instalou sem problema algum, eu abri e a webcam funcionou, então caso alguém passe pela mesma situação basta fazer isso que resolve.

Abraço e até a próxima!

Fonte: guia do hardware

3 comentários to “Configurar webcam no amsn”

  • 18 de fev. de 2011, 18:58:00
    Lu says:

    Olá. eu já instalei o aMSN-0.98.3-2-tcl85-windows-installer.exe, só que na hora de conectar para entrar, ele fica horas carregando e não entra, não sei porque. eu gostaria muito de conseguir entrar para poder utilizar minha web cam, por favor, me ajude!

    delete
  • 18 de fev. de 2011, 19:54:00

    Boa Noite Lu,

    Qual a distribuição que está utilizando?

    delete
  • 20 de fev. de 2011, 08:57:00
    Lu says:

    distribuição? não sei extamente o que é, maspelo que entendi, é windons xp.Bom, eu até consigo entrar no amsn, diz lá o status em que estou mas ainda continua conectando, mas conisgo falar com algumas pessoas online, mas a cam diz que o meu contato rejeitou meu convite e nem sequer o convite aparece para ele. Não entendo muito de informática.
    grata.

    delete

Postar um comentário

 

Me da uma Dica Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger